
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Caixinha de Chá.
Apostila Cartonagens.
Logo mais colocarei as fotos dos trabalhos que a apostila traz. E para quem quiser adquirir um exemplar da apostila pode fazer o pedido pelos telefones: (0xx19) 3406-7720 e (0xx19) 9291-1769, ou pelo e-mail: emilianigi@yahoo.com.br.
Obrigada pelo carinho de sempre, até mais!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
História do Artesanato.
Segundo o site Sonho Lilás, considera-se Artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação da matéria-prima pelo próprio artesão. Além disso esse produto normalmente reflete a relação desse artesão com o meio onde vive e a sua cultura. Sua origem, segundo o site Geranegócio, vêm dos artesãos que surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozinhar alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil, o surgimento do artesanato ocorreu, também, neste período. Pesquisas permitiram identificar uma industria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição Agreste que viveram no sudeste do Piauí a 6000 a.c.
Já a cartonagem é, segundo o site Mini Brasil, a arte de dobrar, modelar e trabalhar com o papelão e com o papel de forma a realizar esplendidos objetos artesanais. Para isso, bastam materiais simples como: papelão, papel, cola e cores. A cartonagem traz várias vantagens. Por exemplo: a confecção de caixas em papelão de diversos formatos e tamanhos, desenvolve habilidades motoras em diversos níveis como: riscar, vincar, recortar, colar e enfeitar.
Porém esta vertente do artesanato teve seu nome originado dos antigos egípcios, conforme relata o site Fascínio Egito: Cartonagem é o termo usado para camadas de fibra ou papiro aglutinadas, suficientemente flexíveis para serem modeladas, enquanto molhadas, sobre as superfícies irregulares do corpo. O método era usado nas oficinas funerárias para produzir invólucros, máscaras ou painéis, os quais cobriam todo ou parte do corpo já mumificado e envolvido nas bandagens.
Espero que tenham gostado das explicações e dos meus trabalhos. Numa próxima mostro mais da minha arte. Obrigada pela atenção. Comentem e me ajudem com sugestões e criticas, afinal o blog é nosso!
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Seja Bem Vindo....
Para que vocês me conheçam melhor vou me apresentar: meu nome é Emiliani Gianfratti, sou formada em Educação Artística, já atuei como professora de Artes e Música. Hoje em dia faço artesanato, o que para mim é um misto de terapia, satisfação e realização. Sou alegre, gosto de conversar, de cinema, de ir ao shopping e amo a minha família e amigos. Gosto de ensinar e ajudar o próximo. Sou uma pessoa muito feliz.
Conto com vocês para me ajudarem a manter o blog, comentem e façam suas sugestões, deixem suas opiniões, críticas.... E na medida do possível irei atender a todos. Deixo a seguir um texto muito bonito de Fernando Pessoa.

mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”
Fernando Pessoa
Um beijo a todos. Até a próxima!