segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

História do Artesanato.

Boa Tarde! No nosso primeiro encontro me apresentei como artesã, mas gostaria que vocês conhecessem um pouco mais deste ofício e de uma das minhas especialidades que é a cartonagem, por isso vou colocar um pouco da história destes termos para vocês. Aproveito pra já expôr um pouco da minha arte espero que gostem.


Segundo o site Sonho Lilás, considera-se Artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação da matéria-prima pelo próprio artesão. Além disso esse produto normalmente reflete a relação desse artesão com o meio onde vive e a sua cultura. Sua origem, segundo o site Geranegócio, vêm dos artesãos que surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozinhar alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil, o surgimento do artesanato ocorreu, também, neste período. Pesquisas permitiram identificar uma industria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição Agreste que viveram no sudeste do Piauí a 6000 a.c.

Já a cartonagem é, segundo o site Mini Brasil, a arte de dobrar, modelar e trabalhar com o papelão e com o papel de forma a realizar esplendidos objetos artesanais. Para isso, bastam materiais simples como: papelão, papel, cola e cores. A cartonagem traz várias vantagens. Por exemplo: a confecção de caixas em papelão de diversos formatos e tamanhos, desenvolve habilidades motoras em diversos níveis como: riscar, vincar, recortar, colar e enfeitar.

Porém esta vertente do artesanato teve seu nome originado dos antigos egípcios, conforme relata o site Fascínio Egito: Cartonagem é o termo usado para camadas de fibra ou papiro aglutinadas, suficientemente flexíveis para serem modeladas, enquanto molhadas, sobre as superfícies irregulares do corpo. O método era usado nas oficinas funerárias para produzir invólucros, máscaras ou painéis, os quais cobriam todo ou parte do corpo já mumificado e envolvido nas bandagens.


Espero que tenham gostado das explicações e dos meus trabalhos. Numa próxima mostro mais da minha arte. Obrigada pela atenção. Comentem e me ajudem com sugestões e criticas, afinal o blog é nosso!

Um comentário:

Manuela disse...

Já conheço um pouco do trabalho da Tia Mi...e sei a maravilhosa artesã que é...

Mi...desejo a você todo o sucesso sempre...e estarei sempre na torcida pela felicidade de toda sua familia que amo mto..

um grande beijo